Acesso rápido


Irrigação

Veja como o sistema funciona

Recomendação

O Sistema Irriga® gerencia o manejo e monitoramento de irrigações a serem aplicadas pelos diferentes métodos e sistema de irrigação. Os critérios de quando irrigar e quanta água aplicar em cada irrigação são fundamentados em parâmetros agronômicos de cada cultura, das características do solo da área irrigada, das condições meteorológicas do local, do equipamento de irrigação em combinação com modelos matemáticos de determinação do balanço hídrico do solo, crescimento e desenvolvimento das culturas, evapotranspiração de referência, entre dezenas de outros fatores.

O Sistema Irriga® recomenda diariamente a lâmina de água que deve ser aplicada em cada cultura e estima a probabilidade de necessidade de irrigação para os próximos sete dias. A disponibilização das recomendações é feito por meio de acesso ao portal de internet do Sistema Irriga®, que disponibiliza as recomendações 24 horas por dia, sete dias por semana. Figura 1 demonstra como a recomendação de irrigação é disponibilizada aos produtores. A previsão estendida de irrigação para os próximos sete dias também é fornecida.


Figura 1: Exemplo de como a recomendação de irrigação é informada aos produtores.

Diagrama Ilustrativo

Vantagens

O serviço estima o conteúdo de água disponível no solo e recomenda a lâmina de irrigação necessária a ser aplicada.

Ao seguir as recomendações do sistema, o produtor aumenta a produtividade da água e das culturas, economiza água e energia e contribui de forma significativa para uma sustentabilidade ambiental. Além disso, as nossas recomendações reduzem o risco de perdas de produtividade devido ao estresse ou excesso hídrico, sendo muito prático para operar e exigir o mínimo de interferência do usuário na configuração ou operação do sistema. As recomendações de irrigação são fornecidas em tempo real através do acesso a Internet, smartphones, SMS ou por telefone.

Visitas de campo

Durante toda a safra os técnicos de campo realizam visitas periódicas a todos os produtores e lavouras (a cada 10-­14 dias). Nossa equipe atenciosamente acompanha o produtor durante todo o período de irrigação, participando direta e exclusivamente no manejo da irrigação. A nossa equipe técnica é treinada e possui conhecimento de todos os processos que envolvem a utilização das recomendações de irrigação do Sistema Irriga®, desde a coleta, levantamento e análise de todos os requisitos operacionais (como por exemplo: informações de solo, clima, cultura e equipamento de irrigação), planejamento e distribuição da irrigação, bem como na definição de normas e procedimentos de gestão da informação.

Nessas visitas os técnicos determinam: a umidade em no mínimo três profundidades do perfil do solo, em locais previamente identificados e representativos da área irrigada; O estádio fenológico médio da cultura; Profundidade do sistema radicular das plantas; Altura de plantas; Índice de área foliar e população de plantas; Além de observar os aspectos fitossanitários da cultura, como a presença de plantas invasoras e as condições nutricionais das plantas. Todos estes fatores interferem diretamente no consumo de água da cultura e obviamente nos ajustes do manejo da irrigação durante o desenvolvimento da cultura. Nós não fornecemos qualquer outra recomendação agronômica ou comentários a produtores.

As visitas às propriedades são agendadas com antecedência, indicando a data, horário e nome do técnico que realizará a visita técnica. Dessa maneira, o produtor irrigante tem condições de planejar o acompanhamento ou designar alguém para acompanhar os técnicos do sistema. Além de esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre as irrigações anteriormente recomendadas.

Se por algum motivo nossa equipe técnica não é capaz de resolver ou reagir a um novo problema, o escritório principal tem uma equipe técnica especializada para indicar imediatamente uma solução ou qualquer procedimento alternativo para resolver ou atenuar o problema de irrigação do produtor.

Relatório

Durante a visita de campo, é realizado um relatório com as informações recolhidas no local pelo nosso pessoal de campo. Relatórios de campo são constantemente enviados para o site do Sistema Irriga® e disponibilizados online aos produtores.

Os produtores ou a empresa contratante recebem um relatório semanal por e-mail e site com um resumo de cada produtor e campo sob gestão. Este relatório contém a lâmina total recomendada e datas de irrigações realizadas, montantes e datas de chuva, uso da água dos últimos 7, 10 e 15 dias, o conteúdo de água no solo, altura da planta, estágio fenológico da cultura e fotos de campo.