Acesso rápido


Tecnologia

Eficiência e agilidade da informação

Parâmetros Técnicos

O sistema se ajusta adequadamente ao manejo da irrigação de culturas para atender a demanda climática e disponibilidade de água no solo para as plantas, tendo em conta a influência de todos os fatores do balanço hídrico, especialmente a demanda hídrica da cultura.

Parâmetros físicos do solo

Em todas as áreas sob monitoramento, amostras de solo são coletadas para caracterizar as propriedades físicas e hidráulicas do perfil do solo. O banco de dados das características físicas e hidráulicas do solo de cada área irrigada (textura do solo, porosidade, densidade, estrutura do solo, solo-água características, etc.) é permanentemente mantido e atualizado.

Parâmetros de culturas

Banco de dados do sistema contém informações de dezenas de culturas irrigadas em diferentes países e regiões, incluindo informações de diversos híbridos comerciais os quais são utilizados para estimar características de linhagens. Inicialmente, o sistema utiliza informações disponíveis de híbridos comerciais para configurar o sistema devido ao motivo que especificações de linhagem são dados confidenciais. Para cada cultura, cultivar ou híbrido, as seguintes informações são armazenadas e utilizadas: características das plantas, tais como área foliar, altura das plantas, profundidade de raiz, densidade de plantas e espaçamento, períodos críticos, arquitetura do dossel de plantas, fase de desenvolvimento das culturas e o uso sazonal de água.

Sistema de irrigação

Toda a informação técnica do método e sistema de irrigação de cada campo, tais como a lâmina máxima e mínima diária de irrigação, o tempo mínimo de aplicação, o fluxo de água, consumo de energia, tempo de funcionamento diário, uniformidade e eficiência do sistema, também é armazenada.

Parâmetros climáticos

Sistema Irriga® tem a sua própria rede de estações meteorológicas automáticas para fornecer dados meteorológicos diários (temperatura do ar, umidade relativa, radiação solar, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e precipitação) para cada local a ser monitorado. Mais de 200 pontos de coleta de dados foram instalados, e transmitem dados em tempo real para o sistema central. O servidor automaticamente processa esses dados após o recebimento. Ele contém rotinas para identificar possíveis problemas de qualidade de dados para evitar o uso de informações imprecisas.

Procedimentos de computação

O servidor central do Sistema Irriga® possui modelos e rotinas de programação para processar as informações de solo, planta, clima e sistema de irrigação de cada área irrigada e recomendar com precisão quando e quanto de água aplicar em cada irrigação. A determinação da evapotranspiração da cultura durante todo o período de crescimento é uma variável fundamental para o equilíbrio de água no solo, para determinar com precisão a exigência de água da planta. Os métodos de estimativa da evapotranspiração da cultura são diversos e de configuração complexa dos dados. Nós utilizamos o método Pemann-Monteith, detalhado na FAO-56, utilizando os procedimentos técnicos de duplos coeficientes, ou seja, quantificar separadamente transpiração da cultura e evaporação de água do solo, o que aumenta a precisão na determinação do consumo de água e garante recomendações coesas. Nossos modelos levam em consideração todos os parâmetros do balanço hídrico do solo, tais como a evapotranspiração (transpiração da planta e evaporação do solo), percolação profunda, escoamento superficial, precipitação efetiva e medidas constantes do teor de água do perfil do solo.